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Business Intelligence (BI): o que é, como funciona e como utilizar na sua estratégia empresarial?

Business Intelligence (BI): o que é, como funciona e como utilizar na sua estratégia empresarial?

Fonte: PontoTel

Dados digitais são extremamente valiosos e, atualmente, empresas já entenderam o quanto podem se desenvolver a partir da coleta, análise e uso estratégico dessas informações. E todo esse processo tem nome: Business Intelligence — ou apenas a sua abreviatura, BI.

Você talvez já tenha ouvido o conceito como Inteligência Empresarial, e se trata da mesma coisa: um meio de converter dados criados a partir dos hábitos de consumo das pessoas na internet em insights e avaliações precisas de ajustes e planejamentos.

E para você entender definitivamente o que significa BI e como usá-lo estrategicamente no seu negócio, preparamos este post. A seguir, vamos tratar dos principais assuntos:

  • Qual é o conceito de Business Intelligence (BI)?
  • Como funciona o Business Intelligence (BI)?
  • Quais os principais benefícios do Business Intelligence?
  • Business Intelligence x Big Data x Business Analytics: quais as diferenças e relações?
  • Como utilizar o BI na sua estratégia empresarial?

Qual é o conceito de Business Intelligence (BI)?

O conceito de Business Intelligence está orientado a um processo auxiliado por tecnologias que permitem a compilação e a análise de dados de maneira estratégica.

Isso pode ser realizado para diversos fins, de acordo com os objetivos e as características do seu negócio, mas que tendem a oferecer agilidade e assertividade à tomada de decisão.

Para tanto, são usadas diversas ferramentas de Business Intelligence, aplicativos e recursos que fortalecem as decisões e o planejamento de qualquer empresa, independentemente do seu ramo de atuação ou porte.

O que é Business Intelligence na prática? 

Na prática, as ferramentas de Business Intelligence criam uma integração entre soluções, permitindo que ocorra uma análise em tempo real, e ininterrupta, de dados gerados em suas páginas. 

Em seguida, você pode usar um sistema de gestão para avaliar as métricas do seu interesse (geralmente, a partir de relatórios de fácil visualização e personalização) e planejar novas ações com base nesses resultados.

Um bom exemplo de Business Intelligence é a utilização de dados gerados pelos seus consumidores e clientes em potencial para entender o tipo de anúncio que os usuários mais interagem, bem como as suas postagens nas redes sociais, sites e outras páginas.

Dessa maneira, você consegue entender melhor o mercado e o seu público-alvo.

Como funciona o Business Intelligence (BI)?

Embora grande parte do trabalho seja automatizado, o BI — ou Business Intelligence — não faz tudo por conta própria. Quer dizer: ele somente compila e permite a análise de dados, mas não diz aos analistas de dados o que deve ser feito com as informações. 

Ao contrário do que pensam, a tecnologia (que também é associada a outras, como o conceito de Big Data) não é apenas um gerador de relatórios, mesmo sendo um de seus recursos.

Isso tudo compete ao trabalho estratégico feito pelas pessoas por trás dos comandos.

O funcionamento do Business Intelligence está ligado à possibilidade de examinar dados conforme as suas preferências e consciência de quais informações devem ser observadas.

A partir daí, os insights são explorados. O BI apenas simplifica o acesso e a utilização das informações digitais por meio das ferramentas certas. 

Quais os principais benefícios do Business Intelligence?

Com o Business Intelligence inserido nas estratégias da sua empresa, podemos citar alguns benefícios que se acumulam ao longo do tempo, como:

  • Identificação de custos desnecessários ou sobressalentes em suas campanhas digitais (como anúncios que não têm rendido resultados);
  • Geração de oportunidades a partir dos resultados analisados;
  • Facilidade de acesso a diferentes tipos de relatórios segundo os dados compilados;
  • Agilidade na tomada de decisão;
  • Mais assertividade nos investimentos;
  • Alinhamento ágil às tendências e demandas do mercado.

Daí, a importância de conhecer as ferramentas de Business Intelligence. Por meio delas, você soma tais benefícios em sua rotina e qualifica de maneira contínua o dia a dia da sua empresa.

Quais as principais ferramentas de Business Intelligence (BI)? 

O mundo gera uma quantidade incrivelmente grande de dados por dia. Esse tráfego, a um volume e ritmo alucinantes, não pode ser mensurado a olho nu e tampouco por meios manuais.

A melhor maneira de fazer isso com eficácia, portanto, é a partir das melhores ferramentas de BI, que vão combinar tecnologias, técnicas e conceitos — como o Big Data e a inteligência artificial — para fazer esse trabalho de maneira veloz e automatizada.

Para você entender por onde começar, dê uma conferida nos softwares de Business Intelligence que podem fazer parte do seu dia a dia também:

  • Microsoft Power BI, que conta com versões gratuita e paga para os usuários testarem seus recursos de compilação, análise e geração de relatórios;
  • Google Looker, que tem o conjunto de ferramentas para qualificar a sua experiência com análise de dados;
  • Oracle Business Intelligence, que é  uma ferramenta de BI de uma das principais empresas de tecnologia, atualmente;
  • RD Station Marketing BI, ferramenta de uma das principais referências brasileiras em marketing digital;
  • Eclipse BIRT, ferramenta flexível e bastante utilizada para a geração de relatórios variados.

No geral, são recursos e utilizações em comum que podem ser variáveis conforme as suas necessidades e objetivos. Vale a pena ficar de olho e pesquisar os diferenciais de cada uma delas.

Assim, você definitivamente vai ter mais precisão, retorno e oportunidades de crescimento ao usar as ferramentas de Business Intelligence nas estratégias da sua empresa!

Qual a importância de utilizar os resultados de BI na tomada de decisão? 

Como temos destacado ao longo do artigo, o BI é um meio de conciliar soluções tecnológicas com a capacidade analítica e estratégica dos seus analistas de dados.

Mas existe um trabalho contínuo de analisar essas informações e garimpar, realmente, essas oportunidades. Já reforçamos, também, que você nem sempre vai encontrar um erro ou um insight evidente nos relatórios. O cruzamento de informações e o conhecimento do seu mercado são imprescindíveis para que os dados obtidos façam, no mínimo, sentido.

E a importância está contida nesse trabalho combinado. A tecnologia não faz nada sozinha e tampouco os seus profissionais. A integração de habilidades é o grande trunfo para que o Business Intelligence se consolide cada vez mais não como uma tendência, mas sim como o futuro.

Business Intelligence x Big Data x Business Analytics: quais as diferenças e relações?

Importante destacar a importância de termos comumente associados ao Business intelligence, mas que podem confundir as pessoas por serem complementares ou indiretamente associados ao conceito — mas com aplicações e fundamentos distintos.

Vamos ver, então, o que significa cada um dos conceitos citados no título deste tópico: Business Intelligence, Big Data e Business Analytics.

Big Data

A transformação digital trouxe uma necessidade até então inexistente: a de usar os dados gerados pelos nossos hábitos de consumo na internet.

E o Big Data é a tradução da necessidade de processar um volume de dados gigantes e que ocorrem a todo instante. Sozinhos, esses dados não significam nada, daí a importância em usar o Big Data em associação com outras tecnologias — como a inteligência artificial ou o próprio BI.

Business Intelligence

Como mostramos, o Business Intelligence (ou BI ou inteligência empresarial) é um dos meios para transformar o volume de dados em informações palpáveis e úteis para ações estratégicas.

Dados gerados a partir da interação de usuários em um site, por exemplo, podem se tornar o ponto de partida para uma campanha específica em sua loja virtual. Isso porque, as tecnologias usadas foram o BI e o Big Data em conjunto, não ambos de maneira isolada.

Business Analytics

Trata-se de um conceito que amplia a utilização do BI, focando em análises preditivas — ou seja: não só de maneira reativa ao que os resultados dos dados compilados ofereceram por meio de relatórios.

Como utilizar o BI na sua estratégia empresarial?

Para entender como o Business Intelligence pode fazer parte da sua empresa, alguns pontos-chave devem ser observados.

O primeiro deles é a fonte de obtenção das informações. Você deve ter, para isso, uma boa infraestrutura e a ciência do que pretende analisar — e o motivo —, de maneira que os dados sejam confiáveis e totalmente alinhados com a realidade da sua empresa.

Uma visão clara dos objetivos da sua empresa também é essencial. Pois, são eles que vãoi nortear o uso de dados e transformar um volume imenso de informação digital em decisões assertivas.

Outro ponto importante é a flexibilidade para ajustar-se. Isso é de suma relevância, hoje em dia, uma vez que os dados compilados podem mudar de maneira abrupta. Seus funcionários precisam compreender, profundamente, os passos acima citados para ter a mobilidade de transformar as estratégias, testar novas possibilidades e desenvolver-se continuamente.

O Business Intelligence se aplica ao RH? 

Com certeza!

As estratégias podem ser usadas de maneira interna, também, a partir de informações captadas do mercado e também dos funcionários e a maneira com a qual eles interagem com as ferramentas da empresa.

Assim, o RH pode usar o BI em estratégias de:

  • Recrutamento e seleção;
  • Treinamento;
  • Retenção de talentos;
  • Performance.

É necessário, apenas, seguir as dicas apontadas até aqui para utilizá-las internamente e fortalecer a marca da sua empresa a partir de um cuidado mais assertivo de gestão de pessoas.

Conclusão

O Business Intelligence é uma tendência em constante evolução. Isso permite que tenhamos bons vislumbres do que está por vir,  beneficiando-se das aplicações imediatas das tecnologias associadas à análise de dados.

Fonte: https://www.pontotel.com.br/business-intelligence-bi/