Fonte: PontoTel
Dados digitais são extremamente valiosos e, atualmente, empresas já entenderam o quanto podem se desenvolver a partir da coleta, análise e uso estratégico dessas informações. E todo esse processo tem nome: Business Intelligence — ou apenas a sua abreviatura, BI.
Você talvez já tenha ouvido o conceito como Inteligência Empresarial, e se trata da mesma coisa: um meio de converter dados criados a partir dos hábitos de consumo das pessoas na internet em insights e avaliações precisas de ajustes e planejamentos.
E para você entender definitivamente o que significa BI e como usá-lo estrategicamente no seu negócio, preparamos este post. A seguir, vamos tratar dos principais assuntos:
O conceito de Business Intelligence está orientado a um processo auxiliado por tecnologias que permitem a compilação e a análise de dados de maneira estratégica.
Isso pode ser realizado para diversos fins, de acordo com os objetivos e as características do seu negócio, mas que tendem a oferecer agilidade e assertividade à tomada de decisão.
Para tanto, são usadas diversas ferramentas de Business Intelligence, aplicativos e recursos que fortalecem as decisões e o planejamento de qualquer empresa, independentemente do seu ramo de atuação ou porte.
Na prática, as ferramentas de Business Intelligence criam uma integração entre soluções, permitindo que ocorra uma análise em tempo real, e ininterrupta, de dados gerados em suas páginas.
Em seguida, você pode usar um sistema de gestão para avaliar as métricas do seu interesse (geralmente, a partir de relatórios de fácil visualização e personalização) e planejar novas ações com base nesses resultados.
Um bom exemplo de Business Intelligence é a utilização de dados gerados pelos seus consumidores e clientes em potencial para entender o tipo de anúncio que os usuários mais interagem, bem como as suas postagens nas redes sociais, sites e outras páginas.
Dessa maneira, você consegue entender melhor o mercado e o seu público-alvo.
Embora grande parte do trabalho seja automatizado, o BI — ou Business Intelligence — não faz tudo por conta própria. Quer dizer: ele somente compila e permite a análise de dados, mas não diz aos analistas de dados o que deve ser feito com as informações.
Ao contrário do que pensam, a tecnologia (que também é associada a outras, como o conceito de Big Data) não é apenas um gerador de relatórios, mesmo sendo um de seus recursos.
Isso tudo compete ao trabalho estratégico feito pelas pessoas por trás dos comandos.
O funcionamento do Business Intelligence está ligado à possibilidade de examinar dados conforme as suas preferências e consciência de quais informações devem ser observadas.
A partir daí, os insights são explorados. O BI apenas simplifica o acesso e a utilização das informações digitais por meio das ferramentas certas.
Com o Business Intelligence inserido nas estratégias da sua empresa, podemos citar alguns benefícios que se acumulam ao longo do tempo, como:
Daí, a importância de conhecer as ferramentas de Business Intelligence. Por meio delas, você soma tais benefícios em sua rotina e qualifica de maneira contínua o dia a dia da sua empresa.
O mundo gera uma quantidade incrivelmente grande de dados por dia. Esse tráfego, a um volume e ritmo alucinantes, não pode ser mensurado a olho nu e tampouco por meios manuais.
A melhor maneira de fazer isso com eficácia, portanto, é a partir das melhores ferramentas de BI, que vão combinar tecnologias, técnicas e conceitos — como o Big Data e a inteligência artificial — para fazer esse trabalho de maneira veloz e automatizada.
Para você entender por onde começar, dê uma conferida nos softwares de Business Intelligence que podem fazer parte do seu dia a dia também:
No geral, são recursos e utilizações em comum que podem ser variáveis conforme as suas necessidades e objetivos. Vale a pena ficar de olho e pesquisar os diferenciais de cada uma delas.
Assim, você definitivamente vai ter mais precisão, retorno e oportunidades de crescimento ao usar as ferramentas de Business Intelligence nas estratégias da sua empresa!
Como temos destacado ao longo do artigo, o BI é um meio de conciliar soluções tecnológicas com a capacidade analítica e estratégica dos seus analistas de dados.
Mas existe um trabalho contínuo de analisar essas informações e garimpar, realmente, essas oportunidades. Já reforçamos, também, que você nem sempre vai encontrar um erro ou um insight evidente nos relatórios. O cruzamento de informações e o conhecimento do seu mercado são imprescindíveis para que os dados obtidos façam, no mínimo, sentido.
E a importância está contida nesse trabalho combinado. A tecnologia não faz nada sozinha e tampouco os seus profissionais. A integração de habilidades é o grande trunfo para que o Business Intelligence se consolide cada vez mais não como uma tendência, mas sim como o futuro.
Importante destacar a importância de termos comumente associados ao Business intelligence, mas que podem confundir as pessoas por serem complementares ou indiretamente associados ao conceito — mas com aplicações e fundamentos distintos.
Vamos ver, então, o que significa cada um dos conceitos citados no título deste tópico: Business Intelligence, Big Data e Business Analytics.
A transformação digital trouxe uma necessidade até então inexistente: a de usar os dados gerados pelos nossos hábitos de consumo na internet.
E o Big Data é a tradução da necessidade de processar um volume de dados gigantes e que ocorrem a todo instante. Sozinhos, esses dados não significam nada, daí a importância em usar o Big Data em associação com outras tecnologias — como a inteligência artificial ou o próprio BI.
Como mostramos, o Business Intelligence (ou BI ou inteligência empresarial) é um dos meios para transformar o volume de dados em informações palpáveis e úteis para ações estratégicas.
Dados gerados a partir da interação de usuários em um site, por exemplo, podem se tornar o ponto de partida para uma campanha específica em sua loja virtual. Isso porque, as tecnologias usadas foram o BI e o Big Data em conjunto, não ambos de maneira isolada.
Trata-se de um conceito que amplia a utilização do BI, focando em análises preditivas — ou seja: não só de maneira reativa ao que os resultados dos dados compilados ofereceram por meio de relatórios.
Para entender como o Business Intelligence pode fazer parte da sua empresa, alguns pontos-chave devem ser observados.
O primeiro deles é a fonte de obtenção das informações. Você deve ter, para isso, uma boa infraestrutura e a ciência do que pretende analisar — e o motivo —, de maneira que os dados sejam confiáveis e totalmente alinhados com a realidade da sua empresa.
Uma visão clara dos objetivos da sua empresa também é essencial. Pois, são eles que vãoi nortear o uso de dados e transformar um volume imenso de informação digital em decisões assertivas.
Outro ponto importante é a flexibilidade para ajustar-se. Isso é de suma relevância, hoje em dia, uma vez que os dados compilados podem mudar de maneira abrupta. Seus funcionários precisam compreender, profundamente, os passos acima citados para ter a mobilidade de transformar as estratégias, testar novas possibilidades e desenvolver-se continuamente.
Com certeza!
As estratégias podem ser usadas de maneira interna, também, a partir de informações captadas do mercado e também dos funcionários e a maneira com a qual eles interagem com as ferramentas da empresa.
Assim, o RH pode usar o BI em estratégias de:
É necessário, apenas, seguir as dicas apontadas até aqui para utilizá-las internamente e fortalecer a marca da sua empresa a partir de um cuidado mais assertivo de gestão de pessoas.
O Business Intelligence é uma tendência em constante evolução. Isso permite que tenhamos bons vislumbres do que está por vir, beneficiando-se das aplicações imediatas das tecnologias associadas à análise de dados.
Fonte: https://www.pontotel.com.br/business-intelligence-bi/