O DBClone é uma ferramenta desenhada para agilizar a criação de ambientes de desenvolvimento e homologações na empresa.
Normalmente, em empresas que possuem grandes bases de dados, a recriação dos ambientes de desenvolvimento e/ou homologação é uma tarefa demorada e que chega a durar mais de 1 dia.
Isso onera os custos operacionais da empresa, uma vez que você tanto precisará gastar mais tempo para disponibilizar esses ambientes, como também irá paralisar por mais tempo, mesmo que parcialmente, o trabalho das outras equipes.
O DBClone, usa como base um banco de standby, e a partir dele cria clones de banco de dados, para serem utilizadas para os seguintes propósitos principais : banco de desenvolvimento, homologação e também um banco para a extração de relatórios pesados.
A partir de um único banco de standby é possível criar vários clones. As bases clonadas permitem acesso de leitura e/ou escrita, e o melhor de tudo isso é que elas ocupam um espaço menor do que 20% do tamanho da base de dados original.
Outra característica importante é que a operação do seu standby permanece a mesma, inalterada, recebendo e aplicando os archives da produção ao mesmo tempo que permanece disponível para assumir a produção, em caso de um possível evento de desastre ou falha.
Outro benefício é a economia de recursos da empresa, e aproveitamento melhor dos recursos existentes, uma vez que a máquina de standby que antes ficava subutilizada, agora pode atender as demandas de desenvolvimento, homologação e relatórios gerenciais e rotinas de BI.
O processo de criação de um banco de dados clonado, que antes poderia demorar mais de um dia, gerando atrasos e custos altos, utilizando o DBClone é extremamente rápido, podemos dizer que é imediato e não dura mais do que 10 minutos.
Depois de configurar o banco de origem (standby), e o banco de destino (clone), o processo de clonagem é realizado com o clique de um único botão.
Abaixo vemos três instâncias clonadas, uma de testes, outra de homologação e mais outra para emissão de relatórios pesados.
O processo todo acontece em menos de 10 minutos, ou a depender das configurações de hardware e software, em no máximo 20 minutos, independente do tamanho da base de origem, gigas ou tera bytes.
O DBClone permite o monitoramento do consumo de espaço da área de clone, de um determinado banco de dados clonado. Podemos ver o consumo de espaço atual, bem como o consumo de espaço histórico.
Na figura abaixo é apresentado o consumo de espaço atual para duas instâncias clonadas.
Na figura abaixo podemos observar o consumo de espaço histórico de um clone de banco de dados de relatórios, que é criado diariamente, e por isso o gráfico apresenta o aspecto de dente de serra, e o gráfico de um segundo banco que é criado sob demanda.
Características do Produto DBClone
Banco de Standby Permanece intocável, em modo de recover, disponível para ser ativado.Tempo de criação do clone Menor que 10 minutos.
Tempo de criação do clone Menor que 10 minutos.
Quantidade de bases clonadas Limitada pelos recursos de hardware.
Exemplos de bases clone Desenvolvimento, homologação e extração de relatórios.
Espaço Utilizado Normalmente até 20% do tamanho da base original.
Facilidade de criação de clones, ss clones são criados com o clique de um botão.
• Reduz custo da atividade e permite entregar um banco mais atualizado e em menos tempo.
• Melhora a utilização do recursos, e o retorno dos investimentos.
• Melhoria nos processos de homologação pois usarão dados mais atualizados e precisos.
• Permitir um sincronismo mais frequente da base de dados de BI.
• Redução de custo e/ou conformidade de licenciamentos.
• Recursos da Ferramenta DBClone
• Permite o agendamento de criação de clones, diário, semanal ou mensal.
• Permite personalizar os parâmetros de inicialização.
• Permite execução de script personalizados, .sql ou .sh, pré e pós criação de clones.
• Interface WEB para administração.
• Monitoramento online e histórico do consumo do espaço do clone
• Notificação em caso de espaço do clone, se aproximar do limite máximo, configurado.